Páginas


domingo, 24 de julho de 2011

Histórinha da Maria!




Deixe-me contar-lhe sobre Maria. Ela se casou com um homem que se transformou em alcoólico. Alcoólico de grandes bebedeiras esporádicas. Não bebia todos os dias, todos os fins de semana ou todos os meses, mas quando bebia... era pra valer. Ficava bêbado durante dias, às vezes semanas. Começava bebendo às oito da manhã e bebia até perder os sentidos. Vomitava para todo lado, devastava as finanças da família, perdia empregos
e criava um caos insuportável. Entre as bebedeiras a vida tampouco era perfeita. A sensação de desgraça e ressentimentos não resolvidos pairava no ar. Outros problemas não resolvidos, resíduos das bebedeiras, amontoavam-se descontroladamente
em suas vidas. Não conseguiam nunca ficar à frente dos desastres. Estavam sempre recomeçando com um monte de problemas. Mas para Maria e seus três filhos era melhor quando o marido não estava bebendo. Havia esperança de que daquela vez
fosse tudo diferente. Nunca era diferente.
Durante anos, cada vez que Maria virava as costas, o marido embebedava-se. Quando ela viajava num fim de semana, quando ia para o hospital ter bebé, quando ele viajava ou estava longe do controle dela por alguma razão, ele bebia.
Quando Maria voltava ou fazia com que ele parasse de beber o que estivesse bebendo, ele imediatamente deixava de beber.
Maria descobriu que a chave da sobriedade do marido era a sua presença. Ela conseguia controlar a bebida dele (e toda a dor que isso causava) ficando perto de casa e vigiando-o. Porque aprendeu esse método de controle, e por causa da vergonha, do constrangimento, da ansiedade e do trauma que acompanhavam a co-dependência, Maria se tornou uma reclusa.
Recusava oportunidades de viajar, recusava ir às conferências da igreja que frequentava. Até deixar a casa por algo mais além de ir ao supermercado começava a ameaçar o equilíbrio que ela havia criado — ou pensava que havia criado. Apesar de seus
esforços determinados e desesperados, seu marido ainda encontrava oportunidades para beber. Encontrava formas de beber em casa sem ela saber, e bebia quando ela tinha de passar a noite
fora de casa.
Depois de uma bebedeira particularmente destrutiva, o marido de Maria informou-lhe que a desastrosa situação financeira em que se encontravam era a causa de ele beber. (Ele
deixou de mencionar que suas bebedeiras haviam causado a desastrosa situação financeira.) Disse que, se ela arranjasse um emprego e ajudasse financeiramente, ele não teria motivo para beber. A pressão relaxaria. Maria pensou, depois relutantemente
concordou. Tinha medo de deixar a casa e preocupava-se em poder arranjar alguém responsável para tomar conta das crianças.
Não se sentia emocional ou mentalmente capaz de trabalhar.
E principalmente se ressentia por ter de trabalhar para ganhar um dinheiro extra, quando o marido era tão irresponsável.
Mas valia a pena tentar. Tudo para manter aquele homem, sóbrio!
Pouco tempo depois, Maria arranjou um emprego de secretária num escritório de advocacia. Ela se saiu bem — melhor do que achava que conseguiria. Co-dependentes são ótimos empregados.
Não se queixam; fazem mais do que devem; fazem tudo
que lhes pedem; agradam as pessoas; tentam fazer seu trabalho
perfeitamente — pelo menos por um tempo, até se tornarem
raivosos e ressentidos.
Maria começou a sentir-se um pouco melhor quanto a si mesma. Gostava do contato com as pessoas — algo que sentira falta em toda sua vida. Gostava da sensação de ganhar seu próprio dinheiro (embora ainda se ressentisse da irresponsabilidade financeira
do marido). E seus patrões gostavam dela. Deram-lhe maiores responsabilidades e estavam a ponto de promovê-la para uma posição de estabilidade, mas Maria começou a sentir aquela conhecida ansiedade — o sinal de que o marido estava para beber
de novo.
Essa sensação durou dias. Então, um dia, pegou-a com força total. Maria telefonou para o marido. Ele não estava no trabalho, onde devia estar. O patrão dele não sabia onde estava. Ela deu mais alguns telefonemas. Ninguém sabia onde estava. Ela passou o dia roendo as unhas, dando desesperados telefonemas, mas esperando que os colegas não enxergassem através de sua máscara de "tudo está bem — não há problemas". Naquela noite, quando chegou a casa, descobriu que o marido não estava lá e nem tinha pegado as crianças na creche, como deveria.
As coisas estavam novamente fora de controle. Ele estava bebendo de novo. Na manhã seguinte, ela largou o emprego — saiu sem dizer nada. Às dez da manhã, estava de volta em casa — vigiando o marido.
Anos depois ela contou: "Eu achava que tinha de fazer aquilo.
Tinha de manter as coisas sob controle — MEU CONTROLE.**
Maria aprendeu que não estava controlando o marido ou sua
bebida. Ele e seu alcoolismo é que a estavam controlando.



Todas nós temos um pouco de Maria.
Vamos romper isso meninas? Vamos tentar juntas?? Nós podemos!!


"Maria,Maria É um dom, uma certa magia
Uma força que nos alerta
Uma mulher que merece viver e amar
Como outra qualquer do planeta
Maria,Maria É o som, é a cor, é o suor
É a dose mais forte e lenta
De uma gente que ri quando deve chorar
E não vive, apenas agüenta

Mas é preciso ter força
É preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca
Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria

Mas é preciso ter manha
É preciso ter graça
É preciso ter sonho sempre
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania
De ter fé na vida"








Bom dia queridos! Ontem comecei a ler o livro Co - Dependência nunca mais, da Melody Beattie. Foi bem complicado me admitir uma co-dependente, relutei muito em aceitar que eu era uma. Mas lendo o livro e pesquisando sobre o assunto, estou mais tranquila e dei o primeiro passo que é a aceitação. Se alguém quiser o livro eu tenho em PDF, dá um grito que eu mando por e-mail...;)
Essa histórinha da Maria foi tirada de lá.

Um ótimo domingo a todos!!! E não esqueçam de ser feliz, só por hoje!!!

*Só por hoje me desliguei do meu amor e vou cuidar de mim, da minha então doença.

Beijão ;*

102 comentários:

  1. olá Gabi!
    Eu gostaria de ler esse livro!
    Meu email: mariana.lira_limeira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari, estou te mandando ;)
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manda para mim também, por favor? Obrigada.
      silvannetti@yahoo.com.br
      Silvana é o meu nome

      Excluir
    2. Oi...
      O psiquiatra me indicou esse livro, poderia me enviar por gentileza? coelhomarina93@gmail.com
      Obrigado

      Excluir
    3. Oi...
      O psiquiatra me indicou esse livro, poderia me enviar por gentileza? coelhomarina93@gmail.com
      Obrigado

      Excluir
  3. Gaby, eu quero!
    polyp.escritos@gmail.com
    Brigadinha.
    Bom domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!!
      Pode me mandar o livro
      Lucianasoarescica@gmail.com

      Excluir
  4. Oi Poly, vou tem mandar, eu to mandando o link pra baixar, pq é muito pesado e não foi por e-mail... mas tá valendo é só ter paciencia de esperar, a minha internet como é lerda pra caramba levou mais de uma hora pra baixar :/
    bom domingo pra ti também, beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Gaby.. muito legal a historinha.. queria o livro também, pode mandar por email ou o link pra eu baixar?
    bjus.
    Estamos juntas!

    ResponderExcluir
  6. Boa noite gaby...tambem tenho um namorado na mesma situaçao...preciso mto ler desse livro... ja ouvi falar q é mto bom...manda no meu email...dioneribero@gmail.com

    brigada

    ResponderExcluir
  7. Meninas,
    Estou mandando o link ok?

    ResponderExcluir
  8. Oi Gaby, adorei, pode mandar pra mim também, email tinalessa@ig.com.br, obrigada, só por hoje viva e seja muito feliz, bjs

    ResponderExcluir
  9. Boa noite querida!

    Meu nome é Jaqueline moro no Rio Grande do Sul, tenho um irmão depêndente quimico (crack), esta sem usar a mais de um ano graças a Deus. Trabalho como voluntária em um grupo para familiares de depêndentes químicos (AMOR EXIGENTE).

    Não consegui baixar na net esse livro, por favor, encaminha ele para mim.

    MEU E-MAIL: jacquepac@gmail.com

    Abraços e fique com Deus
    Jaqueline.

    ResponderExcluir
  10. Você pode mandar pra mim o pdf desse livr que vc esta lendo ?

    Co - Dependência nunca mais, da Melody Beattie.

    Ficarei grata ..

    ResponderExcluir
  11. meu msn é francielly.c@live.com Beeijos

    ResponderExcluir
  12. Olá eu gostaria que você me enviasse esse livro: Co dependência nunca mais... estou passando por um momento muito dificil!
    Meu email é alanis_bela@hotmail.com

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  13. Olá Gaby, sou uma "Maria", pode me enviar o livro? (suryabutterfly@yahoo.com.br). Agradeço a iniciativa de escrever essas experiências, pois ajuda quem está passando pela mesma coisa.

    Valeu! Bjos!

    ResponderExcluir
  14. Olá, pode me enviar também???

    eu email é ; fabrizzia_santos@hotmail.com

    Obrigadaaa !!!

    ResponderExcluir
  15. Olá... preciso ler urgentemente este livro em pdf...
    Descobri que sou co-dependente somente agora que estou mais pra lá do que pra cá na vida!!! Preciso correr contra o tempo e tentar me salvar dessa doença que já está instalada na minha alma!!! Sei que posso conseguir essa libertação!!! Obrigada!
    (fulviasimioli@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  16. Olá Gaby,

    Poderia enviar para o meu e-mail marcelesarti2009@hotmail.com, a médica do meu filho mandou eu ler Co-dependencia nunca mais e Mulheres que amam demais.

    Grata,

    Marcele

    ResponderExcluir
  17. Oi Gaby, tudo bem? Vc poderia disponibilizar para mim o livro Co-dependencia nunca mais em pdf? Agradeço muitissimo sua boa vontade.
    Um beijo
    Magali

    magali@horcel.com

    ResponderExcluir
  18. olá Gabi!
    Poderia me enviar esse pdf?
    meu email é pah_paulinhaa@hotmail.com
    Obrigadaa!

    bJS!!

    ResponderExcluir
  19. Oi Gaby, Por favor envia para mim o livro Co-dependencia nunca mais em pdf?

    Obrigada

    Kamilla

    ResponderExcluir
  20. Oii. Gostaria de ler esse livro sobre codependencia. Vc pode me mandar o arquivo por email, por favor? thalitaveronica@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Olá, Gaby! Boa tarde! Adorei seu blog. Estou lendo tudo! Você poderia enviar o pdf do livro "Co-dependência nunca mais" para mim? Meu email é
    giselle.rayol@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de ler esse livro. Pode me enviar o link?
    Meu e-mail verasimoescampos@gmail.com
    Deus ti abençoe

    ResponderExcluir
  23. Oi, Gaby! Gostaria muito de ler esse livro. Você poderia mandar para o meu e-mail? vivianesouza@hotmail.com
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  24. Olá,

    Poderia em enviar o link do livro co dependência nuca mais também?
    nanabisantos@hotmail.com

    obrigada

    ResponderExcluir
  25. oi

    gostaria de receber larrighe@yahoo.com.br

    grata
    luciana

    ResponderExcluir
  26. ola !!! eu gostaria muito de ler esse livro,
    estou numa face bem complicada da minha vida. Se vc puder me mandar por email: lidysalexandre@gmail.com.
    Bjs obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  27. oi! eu gostaria muito de ler o livro,
    estou numa face bem complicada,se vc puder me ajudar!
    Bjs obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  28. Por favor me mande este livro urgente! anamariadanelon@gmail.com Obriigada

    ResponderExcluir
  29. poderia me mandar o livro? telzinha@gmail.com

    obrigada

    ResponderExcluir
  30. Olá sou Adriana de Campinas, poderia me mandar o link estou precisando ler esse livro urgente antes que minha vida desmorone.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  31. Olâ. Gostaria que me mandasse o livro: cris_nat@ig.com.br

    ResponderExcluir
  32. Hoje descobri que sou co-dependente e que gastei 30 anos da minha vida nesta prisão. Por favor me mande o livro por email. Muito obrigada
    malusafo@gmail.com

    ResponderExcluir
  33. oi Gaby, poderia me enviar o livro co-dependente nunca mais? to buscando o maximo de informações... Hora de me levantar.
    lanalegal_27@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. Oi Gabi, por favor poderia me mandar o livro via email: giglioli.r@hotmail.com

    muito obrigada,

    Giglioli

    ResponderExcluir
  35. Olá, também gostaria de receber o livro em PDF via smvidal@hotmail.com

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  36. Oi Gabi....estou num relacionamento a quase 10 anos e faz um mês que meu marido esta internado numa clínica, somente agora começo a ver como sou uma co-dependente, gostaría muito de ler esse livro que me foi recomendado por uma colega minha de trabalho. Você podería me enviar? angelisecamargo@yahoo.com.br...Obrigada

    ResponderExcluir
  37. Comecei a frenquentar as reuniões do Grupo Amor Exigente por causa do meu namorado que é dependente químico, e me indicaram ler o livro "Codependência nunca mais". É possível enviar o arquivo para o meu e-mail? rosanearaxa@hotmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  38. Oi! Vc poderia por favor me enviar o livro em PDF?
    satiravc23@gmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  39. Olá Gabi!
    Descobri que sofro desse mal e estou no processo de aceitação. Já fiz várias pesquisas e cada vez mais vejo o quanto está sendo bom para o meu entendimento essa descoberta. Nossa depois mais de 20 anos de sofrimento...
    Poderia por favor enviar o livro no meu e-mail. dianima100@yahoo.com.br

    Abs

    ResponderExcluir
  40. Oi gabi! Preciso muito deste livro. Vc pode por favor me enviar. Edalides@hotmail.com obrigada!

    ResponderExcluir
  41. oi gabi preciso do livro será que você poder mim manda por e-mail eliana.almeida@cagece.com.br grata.

    ResponderExcluir
  42. boa noite seria possivel enviar me em pdf o livro . deixo meu mail mar.tuga18@gmail.com
    obrigado

    ResponderExcluir
  43. Ola, gostaria de receber o livro, por favor! Samara.perez@gmail.com obrigada

    ResponderExcluir
  44. Favor enviar o arquivo para meu email ludmilaavila@hotmail.com a leitura desse livro foi indicado pelo Amor Exigente. Desde já agradeço. Abraços.

    ResponderExcluir
  45. Favor enviar o arquivo para meu email ludmilaavila@hotmail.com a leitura desse livro foi indicado pelo Amor Exigente. Desde já agradeço. Abraços.

    ResponderExcluir
  46. Olá gostaria de receber este livro por e-mail, preciso muito intender o que está acontecendo na minha família e acredito que vai me ajudar meu e -mail e islainevsousa@gmail.com, obrigada e abraços.

    ResponderExcluir
  47. Olá, acabei de baixar ele em pdf mas é tipo xerox, o seu PDF é normal?
    Agradeço,por mandar no e-mail elderaccorinte@gmail.com

    ResponderExcluir
  48. Olá vc pode envia para meu email jana74ap@hotmail.com

    ResponderExcluir
  49. Não sei se ainda tem este Blog, mas estou muito interessada em receber este livro em pdf. Poderia me enviar? saundaryam@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  50. Olá! Se você ainda tiver o livro, gostaria de ler. susimoraes07@gmail.com

    ResponderExcluir
  51. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  52. Eu também gostaria de receber o livro em pdf. gelyduartepena@gmail.com.

    Grata.

    ResponderExcluir
  53. Olá
    Pode por favor, me enviar o livro.

    l.campo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  54. Olâ Gaby .Gostaria que me mandasse o livro : deboraa.freitasc@gmail.com, preciso muito urgente!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  55. Olá. Por favor, envia para jalilaribeiro@gmail.com. muito obrigada

    ResponderExcluir
  56. Alguém me Pode enviar também por favor preciso muito...

    silvia.branc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  57. Eu gostaria de ler o livro também, envia por gentileza, no email, vilma.santos@metodista.br.

    ResponderExcluir
  58. Olá, Gaby. Eu quero receber por e-mail o livro. Minha irmã me falou que está lendo e gostando muito. Estou nos EUA, não tem como pegar emprestado. Rs Brincadeiras a parte, muito obrigada pela atenção. Meu email : gicorreabarreto@yahoo.com.br abs.

    ResponderExcluir
  59. Olá, Gaby. Eu quero receber por e-mail o livro. Minha irmã me falou que está lendo e gostando muito. Estou nos EUA, não tem como pegar emprestado. Rs Brincadeiras a parte, muito obrigada pela atenção. Meu email : gicorreabarreto@yahoo.com.br abs.

    ResponderExcluir
  60. Olá Gaby. Muito interessantes as reflexões sobre a CODEPENDENCIA. Peço enviar o pdf do livro para marília.lavras@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  61. estou urgentemente precisando de ajuda envie uma pdf pfvr televiza.n.s.d@gmail.com

    ResponderExcluir
  62. Estou desesperada e sofrendo muito. Vc pode enviar o livro em pdf para h.no1971@hotmail.com?

    ResponderExcluir
  63. Estou desesperada e sofrendo muito. Vc pode enviar o livro em pdf para h.no1971@hotmail.com?

    ResponderExcluir
  64. Oi Gaby ! Gostaria muito de receber este livro no e-mail . Minha mãe sofre com meu irmão há 20 anos mas não se reconhece como codependente , gostaria de dar para ela ler . Até procurei na Saraiva para comprar mas não tem . Se puder me mandar no e-mail te agradeceria muito ! Andreamarini69@hotmail.com

    ResponderExcluir
  65. Oi Gaby ! Gostaria muito de receber este livro no e-mail . Minha mãe sofre com meu irmão há 20 anos mas não se reconhece como codependente , gostaria de dar para ela ler . Até procurei na Saraiva para comprar mas não tem . Se puder me mandar no e-mail te agradeceria muito ! Andreamarini69@hotmail.com

    ResponderExcluir
  66. Oi Gaby ! Gostaria muito de receber este livro no e-mail . Minha mãe sofre com meu irmão há 20 anos mas não se reconhece como codependente , gostaria de dar para ela ler . Até procurei na Saraiva para comprar mas não tem . Se puder me mandar no e-mail te agradeceria muito ! Andreamarini69@hotmail.com

    ResponderExcluir
  67. Oi boa tarde. Angelfaria19@gmail.com
    Gostaria que me enviasse o link do livro por gentileza. Nos adorei os textos

    ResponderExcluir
  68. Olá, preciso muito desse livro... ingridfernanda.jvc@gmail.com
    Te agradeço!

    ResponderExcluir
  69. ola!!!
    Gostaria muito de poder ler livro.
    obrigada!
    vanessanobre2015@hotmail.com

    ResponderExcluir
  70. gostaria muito do livro, pode me enviar?
    bininhas2@hotmail.com

    obrigada!!

    ResponderExcluir
  71. Olá, Gaby me envia por favor esse livro Codependência nunca mais.. elietesabinogeo@gmail.com
    grata

    ResponderExcluir
  72. Olá, Gaby me envia por favor esse livro Codependência nunca mais.. elietesabinogeo@gmail.com
    grata

    ResponderExcluir
  73. Gostaria do livro Moema_leco@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  74. Por favor, pode enviar o link para joanamarcatto17@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  75. Olá, Gaby me envia por favor esse livro Codependência nunca mais.. marcos.frauches@gmail.com
    grato

    ResponderExcluir
  76. Tb gostaria do link do livro! Lucianadebritto@gmail.com

    ResponderExcluir
  77. Olá Gaby
    Parabéns pela sua iniciativa em divulgar o livro para o maior numero de pessoas possível.
    Deus te recompense pelo bem.
    Gostaria muito se me enviasse o livro Co dependencia nunca mais..
    priscilafatima.siq@gmail.com
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  78. To tentando baixar esse livro,mas não consegui. Acabei de sair de um casamento de 7 anos com um alcoólatra, preciso muito desse livro se puder me enviar ficarei eternamente grata. Gisald.26@gmail.com

    ResponderExcluir
  79. Gostava imenso de ler o livro. o meu mail é mariliaams@gmail.com

    ResponderExcluir
  80. oi, eu to precisando muito mesmo desse livro, tem como me enviar por favor?
    fabianamullerd@gmail.com

    ResponderExcluir
  81. Olá, você ainda tem esse pdf? Pode me mandar? ericaribeiro2004@hotmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir
  82. Se ainda tiver o livro,quero muito!
    Vplvictor@Gmail.Com

    Obrigado

    ResponderExcluir
  83. Eu quero muito. re_vedder@hotmail.com

    ResponderExcluir
  84. olá tudo bem?gostaria de receber o livro em pdf,caso ainda tenha,meu email almeidamary051@gmail.com

    ResponderExcluir
  85. Peço que me envie, por favor.

    ResponderExcluir
  86. Olá, estou precisando muito desse livro... vc pode me mandar?
    bonodera@hotmail.com
    Agradeço muito.

    ResponderExcluir
  87. Olá, por favor me envia pelo e-mail cleutonladislau@gmail.com. Obrigado.

    ResponderExcluir