Páginas


domingo, 11 de setembro de 2011

Só por hoje, eu sou a pessoa mais importante da minha vida!



Olá meus queridos! 61 dias do meu amorzão limpo, ontem fomos comemorar os dois meses limpo, com pizza! Esta tudo ótimo... maaaass... gente estou sentindo os sintomas da minha codependencia tentando me pegar de novo...
Sinto que meu mundo esta novamente girando em torno do "amor" preciso mudar isso urgente, pois isso não é nem um pouco bom, pra recuperação dele e muito menos pra minha.
Estou novamente com medo e assustada, não quero recair, não posso recair. Está muito dificil me desligar dele, ao ver que ele está buscando a vida e a recuperação dele, estou muito insegura.
É muito dificil manter o meio termo, pois pra mim ou é tudo ou é nada.
Hoje ele teve que trabalhar com o pai, pois um cliente deles que vem lá do Espírito Santo, precisa levar uma maquina amanhã pra lá e eles tem que terminar ela ainda hoje. Poxa fiquei de cara, trabalhar no domingo, vai te catar!
Esqueci que estamos desde quarta nos vendo todos os dias, que ele trabalhou bem pouco nesse período para me dar atenção e que o pai precisa dele.
Esqueci que eu posso sair fazer uma caminhada, cuidar de mim, levar minha cachorra pra passear, tomar sorvete... Esqueci que o mundo não gira em torno do umbigo dele...Esqueci de tudo isso e fui novamente egoísta e louca ao falar com ele.
To me sentindo muito mal, parece que voltei 300 passos na minha recuperação... mas sei que posso retomar o caminho, vou retomar!

As Doze Promessas de CoDA - Codependentes Anônimos

  1. Reconheço que não estou só e que meus sentimentos de vazio e solidão vão desaparecer.
  2. Não sou controlado(a) por meus medos. Eu supero meus medos e ajo com coragem, integridade e dignidade.
  3. Experimento uma nova liberdade.
  4. Liberto-me da preocupação, da culpa e da lamentação quanto ao meu passado e ao presente. Eu me mantenho o suficientemente atento(a) para não repetir.
  5. Experimento um novo amor e uma nova aceitação por mim mesmo(a) e pelos demais. Eu me sinto genuinamente merecedor(a) de ser amado(a).
  6. Aprendo a me ver igualmente aos demais. Em minhas novas e renovadas relações são baseadas na igualdade de ambas as partes.
  7. Sou capaz de desenvolver e manter relações saudáveis e amorosas. A necessidade de controlar e manipular os outros desaparecerá na medida em que eu aprenda a confiar nas pessoas dignas de confiança.
  8. Aprendo que é possível recuperar-me e converter-me numa pessoa mais amorosa, mais íntima e capaz de oferecer apoio apropriado. Eu tenho a escolha de comunicar-me com minha família de uma maneira segura para mim e respeitosa para eles.
  9. Reconheço que eu sou uma criação única e preciosa.
  10. Não dependo unicamente dos demais para poder me sentir valioso(a).
  11. Tenho a confiança de que meu Poder Superior me guia. E venho a acreditar em minhas próprias capacidades.
  12. Experimento gradualmente em minha vida SERENIDADE, FORÇA INTERIOR e CRESCIMENTO ESPIRITUAL.

Trabalhando o controle

"Uma das principais características do transtorno comportamental chamado codependência é o controle. Para tirar o foco de si mesmo, o codependente "liga seu radar" para o mundo. Está sempre atento ao comportamento dos outros, sempre controlando suas ações, atitudes, erros e acertos. Porém, quanto mais o codependente controla o externo, mais incontrolável fica seu interno, suas emoções, sua vida. E mais: nada muda com o outro, o suposto "controlado", pois este controle não passa de uma ilusão, afinal, no inguém muda ninguém.
Quando o codependente toma conhecimento desta situação e volta o foco para si mesmo, está no caminho certo para a sua recuperação, para a sua mudança.
Porém, toda mudança é gradual, todo processo de recuperação enfrenta , todos os dias, desafios para a construção de uma nova forma de ser e de viver.
Portanto, dia após dia, é necessário que o codependente esteja atento às situações em que entrauaçao no processo de controle.
Neste momento, a sugestão é:

PARE , seja qual for a situaçao;

REVEJA a situação sob um novo olhar e

VOLTE o foco para si mesmo, abrindo mão do controle do outro.

Só assim, este novo comportamento se tornará um hábito, deixando nascer um novo ser, atento a si mesmo e deixando que o mundo funcione nas mãos do Poder Superior".



Faltou eu fazer esse Pare, Reveja e Volte, teria evitado um estress desnecessário... Bom...agora já foi...

Beijoooss e tenham um ótimo dia!!!

Gaby

6 comentários:

  1. É, florzinha, quando não há dependente químico na ativa, nossa co-dependência fica doidinha a procura de "chifres em cabeça de cavalo", sabe? Algo pra cuidar, pra se preocupar, pra se chatear... Que bom que sabemos de tudo isso, não é mesmo? Pois, nesse exato momento existem muitos milhares de co-dependentes sofrendo e que nem ao menos sabem o que é isso.
    Parabéns, florzinha. É só retomar a caminhada. É só voltar a ser a protagonista da sua vida! Vai continuar dando tudo certo na recuperação desse casal lindo de viver!
    Com amor!
    Poly.

    ResponderExcluir
  2. Gaby, anjo de luz, não se atormente tanto, você está vendo que a co está querendo manisfestar, isso quer dizer que você está no controle ainda, basta você voltar a tomar as rédeas...
    É o que a Poly disse, quando tudo está indo bem, nossa co se manifesta e começa a procurar algo para justificá-la, então, apenas não dê chances à ela!
    Bejokas

    ResponderExcluir
  3. Poly,
    Estou tomando as rédeas novamente, fiquei espantada em como é fácil soltá-las e não saber mais como pegá-la de volta... Graças ao nosso PS, eu tomei a minha de volta, mas olha amiga, não foi fácil, chorei muito, pra conseguir ser forte de novo... tamo junto amada minha!
    __________________________
    Giu,
    É bem isso queremos achar "chifre em cabeça de cavalo" né?
    Obrigada pelas palavras, minha flor!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Amiga...nem preciso dizer muitas coisas, pois nossas amigas aí já falaram por mim. Inclusive vc mesma já disse saber da realidade, e até disse que já tá tomando as rédeas novamente, né?
    Fico feliz por isso.
    Entretanto, se me permites apenas um comentário, digo o seguinte: É bem melhor trabalhar no domingo, feriados e tal, de que tá com a mente vazia ou mesmo na ativa.
    Não que ele estivesse sem ter o que fazer, caso não fosse trabalhar no domingo, entende? Certamente vocês iriam encontrar muitas coisas para fazerem juntos. Apenas estou querendo dizer que deves agradecer pela oportunidade dele está bem, está disposto a trabalhar, em condições de fazer isso, enquanto tem neste momento, dezenas de milhares de pessoas que gostariam de está no lugar dele e também no seu, com um familiar em recuperação.
    Assim sendo, amiga, dê Graças por tudo!
    “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. (I Tess. 5:18)
    A Bíblia não ensina apenas a suportar a adversidade, mas a ser grato por tudo, sabendo que “todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm. 8:28)..
    ´
    Por isso, amiga, seja firme! Deixa de pensamentos negativos e nem deixe que o medo te atrapalhe.
    Falar em medo, quero aqui trazer uma breve historinha pra reflexão sobre a Coragem.

    Diz uma antiga fábula que um camundongo vivia angustiado com medo do gato. Um mágico teve pena dele e o transformou em gato.

    Mas aí ele ficou com medo do cão, por isso o mágico o transformou em cão.
    Então, ele começou a temer a pantera e o mágico o transformou em pantera.
    Foi quando ele se encheu de medo do caçador. A essas alturas, o mágico desistiu.
    Transformou-o em camundongo novamente e disse:
    “Nada que eu faça por você vai ajudá-lo, porque você tem a coragem de um camundongo”.
    É preciso coragem para romper com o projeto que nos é imposto. Mas saiba que coragem não é a ausência do medo, e sim a capacidade de avançar apesar do medo.

    Autor Desconhecido

    Abração, amiga!
    TAMUJUNTU.

    ResponderExcluir
  5. Oi Gaby... Te amo Gata!
    Vamos lá, só posso falar de mim mesma né?
    Uma vez ouvi uma companheira partilhar sobre o problema da "sabotagem" e do "controle", sobre nossa dificuldade de ver o outro andando sem a gente... è como se a gente ficasse menos importante na vida daquela pessoa, afinal "ele não precisa mais de mim!" e no começo Gaby, nossa como a gente fica insegura "ele não precisa mais de mim", corremos o risco de falar "Preciso muito de vc!", As vezes até boicotamos a recuperação do outro inconscientemente para que ele volte a precisar de nós. Mas vc é uma garota esperta, compromissada com sua recuperação... corre pra sala mulher!!!
    Como dizia meu ex : "Vai pra sala duenti!" rsrsrs Brincadeira amor.... partilhe bastante, trabalhe o foco em vc... se policiar tb ajuda, dói viu, rs, mas ajuda....
    Precisando, to aqui gata

    ResponderExcluir
  6. Amigo Adicto em recuperação,
    Nossa, lindas palavras obrigada pelo carinho comigo! tamojunto!!! :) Beijão!
    _________________
    Cicie,
    Amo vc tbm minha gatona! hehe
    Aii preciso muito me policiar para não me sabotar e sabotar a recuperação dele...
    Mas com vocês do meu lado, sou mais forte!

    Beijoooos :*

    ResponderExcluir